domingo, 4 de setembro de 2011

Agricultores de Suzano recebem certificado de produtores orgânicos

Oito agricultores da região receberam na terça-feira (24/5) o certificado de "Produtor Familiar Orgânico", um reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que garante a eles o direito de comercializar alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos. Durante o evento, realizado na Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura e Abastecimento (Sesana), a Associação dos Produtores Rurais Orgânicos do Alto Tietê (Aproat) obteve o certificado de Organismo de Controle Social para atuar na fiscalização da venda direta de produtos orgânicos.



A certificação é resultado de atuação da Sesana, que tem criado oportunidades para que os agricultores se organizem e façam a transição da produção tradicional para a orgânica, obtendo um produto com ampla aceitação de mercado e ambientalmente responsável.
“Nosso papel é contribuir para que as políticas públicas sejam efetivadas. Fico feliz por vocês estarem aqui recebendo este certificado. Como administração pública, é nosso compromisso e responsabilidade fazer com que isso ocorra”, disse o secretário Jesus Paulo Rita, o Paulinho.
Segundo ele, a meta é ampliar o número de produtores familiares orgânicos certificados. “Até o final do ano que vem pretendemos certificar pelo menos mais 20 agricultores.”
Com a certificação e a permissão de venda de produtos orgânicos, a expectativa é de que os agricultores aumentem em até 30% os seus rendimentos.
Para obter o reconhecimento do Ministério da Agricultura, eles tiveram de passar por cursos de qualificação, numa parceria da Prefeitura de Suzano (que incentivou a criação da Aproat) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Aulas teóricas e práticas. Foi um trabalho de dois anos, num grande desafio”, comenta Paulinho.
A certificação foi emitida após visitas técnicas (feitas por uma consultoria) às plantações para comprovar se os agricultores estavam cumprindo a forma correta de produção orgânica.
O diretor de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Garippo, também participou do ato de entrega de certificados.

Secom Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário